Responsável pela
circulação de centenas de bilhões de dólares todos os anos, o Marketing de
Rede, também chamado de Marketing Multinível, e, recentemente, por alguns de
Marketing de Relacionamento, é adotado por diversas empresas que atuam em
vários segmentos da economia. Visando divulgar amplamente uma ideia ou um
produto, oferece as pessoas a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho
ou de melhorar a qualidade de vida, seja obtendo uma renda extra,
complementando o salário, ou, para alguns, um crescimento financeiro impossível
nos empregos tradicionais.
Algumas empresas atuam
com essa sistemática no Brasil há décadas, porém, do ano passado para cá
sugiram dezenas e o assunto voltou a ganhar importância, gerando debates que
acontecem em várias frentes, inclusive a judicial, que tem se valido de uma lei
criada no inicio dos anos 50 quando nem se falava de Marketing Multinível no
Brasil.
Com mínimo conhecimento
sobre o assunto, a sociedade encontra-se aguardando um posicionamento dos poderes
constituídos que nos garanta segurança e tranquilidade numa moderna maneira de
se ganhar dinheiro. Em plena era
digital, com tudo sendo feito através da rede mundial, os conservadores insistem
na manutenção de técnicas tradicionais de venda, como de porta em porta, de
pessoa em pessoa, esquecendo-se que a evolução é inerente a tudo. Aperfeiçoaram-se
os produtos com novas técnicas de produção e tecnologia, desta maneira, também
deve ser a forma dele chegar ao mercado.
O marketing multinível
é uma realidade brasileira, que ajuda e ajudará ainda milhões de brasileiros
que buscam novos horizontes da vida. Regulamentar a atividade, a criação e
funcionamento de empresas do setor, com garantias aos seus associados / parceiros
/ investidores é obrigação dos que tem tal dever, e que isso se dê de uma
maneira justa e rápida, pois a situação atual é de emergência e resolução,
prejudicando e abalando a vida dos que aspiram dias melhores.
Lucas Lopes da Silva
08/10/2013
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